cuidados com a saúde da mulher

Principais cuidados com a saúde feminina

No dia 28 de maio, celebramos o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher! Essa data objetiva destacar a importância dos cuidados com a saúde feminina e também chamar a atenção para os diversos distúrbios e patologias que afetam a vida das mulheres, tais como: câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer do colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade.

Muitas vezes, as mulheres desempenham um papel central na saúde e bem-estar de toda a família. Mas, por conta da correria do dia a dia, acabam deixando de lado os cuidados com a sua própria saúde, por isso a importância de alertar para os cuidados com a saúde feminina.

Existem vários cuidados importantes que as mulheres devem ter para manter uma boa saúde ao longo da vida. Alguns dos principais cuidados incluem:

·        Alimentação saudável:  uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para a saúde feminina, pois as mulheres possuem maior tendência para acúmulo de gordura corporal, assim, um cardápio equilibrado controla o nível do colesterol, por exemplo. É importante incluir frutas, verduras, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis na alimentação.

·        Atividade física: a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a prevenir uma série de doenças, incluindo obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Além disso, a atividade física pode ajudar a melhorar o humor, o sono e a disposição.

·        Consultas e exames de rotina: as mulheres devem comparecer regularmente a consultas e exames médicos. Essas ações preventivas possibilitam a detecção precoce de doenças, como a endometriose, miomas, câncer do colo do útero ou de mama. Além disso, o acompanhamento médico contínuo proporciona mais qualidade de vida e conforto para a paciente.

·        Controle do estresse: a rotina atarefada pode ter um impacto negativo na saúde feminina, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade. É importante encontrar maneiras de gerenciar o estresse, como a prática de atividades prazerosas ou relaxantes.

·        Cuidado pré-natal: o pré-natal desempenha um papel fundamental na proteção da saúde da mulher durante a gravidez, garantindo um acompanhamento médico adequado, a detecção precoce de problemas e a promoção de uma gestação saudável, contribuindo para o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a saúde feminina é afetada por seu contexto de vida ou por agentes externos (socioculturais, econômicos, de infraestrutura ou ambientais) e a identificação e a transformação desses fatores pode ser uma direção para prevenção primária. Quando se fala dos cuidados com a saúde da mulher, é importante ampliar esse cuidado para a saúde mental.

No ADRIVANA CUNHA HOSPITAL DE OLHOS, contamos com uma equipe de Ginecologia Obstetrícia qualificada para cuidar da saúde da mulher. Agende o seu atendimento!

Compartilhar: