Alguns cuidados precisam ser tomados para assegurar a saúde auditiva, principalmente das crianças e adolescentes. Fatores típicos do cotidiano podem contribuir para o surgimento de desconforto, dor, zumbido ou até mesmo perda auditiva permanente.
Confira alguns cuidados importantes para poupar a audição de prejuízos:
Em locais barulhentos ou durante atividades ruidosas, opte por utilizar protetores auriculares ou reduza o tempo nesses ambientes.. A exposição prolongada a níveis de som e de ruído elevados pode causar danos à audição e até mesmo problemas auditivos permanentes.
A utilização de fones de ouvidos merece especial atenção quanto ao volume e a duração do seu uso. O som alto e contínuo próximo aos ouvidos pode prejudicar a audição. Esse risco é ainda mais preocupante quando se tratam de crianças e de adolescentes, cujos ouvidos ainda estão em desenvolvimento.
Durante as viagens aéreas, ocorrem mudanças de pressão que podem afetar temporariamente a audição. É recomendado realizar manobras de equalização da pressão, como bocejar ou engolir, para aliviar a pressão nos ouvidos. Em caso de uma infecção no ouvido ou algum problema de saúde relacionado à audição, o indicado é que um médico seja consultado antes do embarque.
Os banhos de piscina, rio ou mar também podem apresentar riscos para audição. Para evitar problemas, procure não mergulhar de cabeça, pois a entrada de água pode causar desconforto e infecções. Se necessário, utilize protetores auriculares especiais para atividades aquáticas. Após nadar, seque delicadamente os ouvidos e evite o uso de cotonetes. Em qualquer sinal de desconforto ou infecção, procure orientação médica.
A hidratação também é um ponto importante a ser considerado, pois ela é essencial nos cuidados auditivos. A orelha interna, responsável pela audição, requer fluidos adequados para funcionar corretamente. A hidratação ajuda a manter a umidade desses fluidos, o que é fundamental para a transmissão do som e a função das células. Além disso, a hidratação adequada promove a elasticidade dos tecidos auditivos e previne problemas como a secura da cera de ouvido e infecções.
Diante de qualquer sinal de desconforto auditivo, como zumbido, dor ou diminuição da audição, o ideal é que um médico Otorrinolaringologista seja consultado. A prevenção é fundamental quando se trata de saúde auditiva. Proteger os ouvidos pode ajudar a evitar danos permanentes e permitir que você aproveite plenamente as experiências sem comprometer sua audição.
No Adrivana Cunha Hospital de Olhos, contamos com atendimento de equipe especializada em Otorrinolaringologia! Agende a sua consulta!