A Catarata é uma condição Oftalmológica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada pela opacidade do cristalino, a lente natural do olho, a Catarata é uma doença que progride gradualmente, muitas vezes passando despercebida nos estágios iniciais, mas que pode levar à cegueira.
Adiar o tratamento pode ter sérias consequências para a visão e a qualidade de vida. Aqui estão quatro motivos pelos quais você não deve demorar a tratar a Catarata:
1.Perda de visão reversível
Uma das principais razões para não adiar o tratamento da Catarata é que a perda de visão causada por essa condição é, em grande parte, reversível. Ou seja, tem como ser recuperada com o procedimento cirúrgico. No entanto, a demora em realizar o tratamento pode fazer com que a visão continue a piorar, tornando a correção posterior mais desafiadora.
2. Dificuldade nas tarefas cotidianas
À medida que a Catarata progride, a visão torna-se nebulosa e embaçada. Isso dificulta tarefas simples do dia a dia, como ler, dirigir, cozinhar, assistir à TV e reconhecer rostos familiares. A demora em buscar tratamento adequado pode acarretar uma diminuição significativa na qualidade de vida, tornando as atividades que costumavam ser facilmente executadas em obstáculos cotidianos.
3. Risco de acidentes
A visão comprometida devido à Catarata aumenta significativamente o risco de acidentes, tanto dentro quanto fora de casa. A incapacidade de enxergar claramente obstáculos, degraus e objetos aumenta o perigo de quedas, colisões e outros incidentes. A segurança e autonomia na locomoção são pontos importantes para que o tratamento da Catarata seja priorizado.
4. Agravamento do quadro
A Catarata é uma condição progressiva, o que significa que, se não for tratada, ela tende a piorar com o tempo, trazendo mais impactos no bem-estar do paciente. Além disso, o avanço do problema, além de comprometer a qualidade visual, pode tornar o procedimento cirúrgico mais complexo.
Não adie o tratamento!
Não adiar o tratamento da Catarata é essencial para preservar a visão e manter uma boa qualidade de vida. Em geral, o tratamento indicado é cirúrgico, com a substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular artificial. Essa cirurgia é a mais realizada do mundo e possui uma taxa alta de eficácia.
Agende uma consulta no Adrivana Cunha Hospital de Olhos
Se você ou alguém que conhece está enfrentando sintomas de Catarata, é fundamental buscar Avaliação Oftalmológica e discutir as opções de tratamento. A visão é um dos sentidos mais importantes, e cuidar dela deve ser uma prioridade.
No Adrivana Cunha Hospital de Olhos, contamos com uma equipe experiente e qualificada para tratar com excelência da sua visão. Agende seu atendimento!