Exames
Confira abaixo os exames disponíveis no Adrivana Cunha Hospital de Olhos.
O exame de angiofluoresceinografia ou retinografia fluorescente é realizado para avaliação dos vasos sanguíneos da retina e da coroide, através dele é possível diagnosticar lesões e problemas que atingem o fundo dos olhos.
A Biometria calcula a lente intraocular (LIO) para cirurgia de catarata, corrigindo o grau com precisão. Também é usada em cirurgias refrativas e no acompanhamento de doenças oculares. Rápido, indolor e não invasivo, o exame utiliza ultrassom ou laser para medidas precisas, garantindo segurança e eficácia nos procedimentos oftalmológicos.
A biópsia do colo do útero é um exame de diagnótisco que consiste na retirada de uma amostra de tecidos do local de análise. É solicitada após uma avaliação, quando o médico ginecologista identifica alguma alteração nos exames ginecológicos com o objetivo de identificar a existencia ou não de alterações no colo do útero, como infecções, crescimento anormal do endométrio, além do câncer, alterações anormais do sistema reprodutor, sangramento excessivo ou dificuldade para engravidar, por exemplo.
O exame de campo visual avalia a amplitude da percepção visual do paciente, ou seja, consiste em quantificar a área espacial que pode ser vista quando o olho é fixado em um ponto. É um exame complementar que auxilia no diagnótico ou acompanhamento do glaucoma, além de auxiliar nos casos de retinopatia, doenças do nervo óptico e doenças neurológicas.
A capsulotomia é um procedimento não cirúrgico realizado pelo médico com o auxílio de um laser para a remoção da opacidade da cápsula posterior do cristalino de forma rápida sem dor e segura. É um procedimento muito conhecido como limpeza da lente intraocular tem como nome técnico capsulotomia posterior com yang Laser. O paciente que já se submeteu a uma cirurgia de catarata e está sentindo visão turva, borrões, halos ao retor ou visão escura, precisa procurar o oftalmologista para avaliar a necessidade de realizar esse procedimento.
É o exame que mostra as variações da curvatura da córnea, esse exame auxilia no planejamento de algumas cirurgias, identifica a presença de miopia e astigmatismo, além de auxiliar na realização da adaptação de lente de contato.
Também chamado como preventivo ginecológico, é o exame que envolve coleta de células para prevenção e rastreamento do câncer do colo do útero. É a ciência que estuda as doenças através das modificações celulares.
O DIU ( dispositivo intrauterino), em forma de T, é inserido de forma não cirúrgica pelo médico ginecologista para atuar como método contraceptívo. Atualmente, sua procura tem tido um crescimento como alternativa para as mulheres que procuram uma solução reversível e que não se adaptaram ao ao uso das pílulas anticoncepcionais e contraceptivo injetável. A decisão de insersão de DIU, além do tipo e modelo, é tomada após uma consulta e avaliação individual ente médico e paciente.
É um exame com objetivo de realizar o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, vagina e vulva. É um exame complementar que identifica as áreas suspeitas, por meio de um aparelho com lente de aumento.
É o exame complementar para diagnótico ou monitoramento do glaucoma, consiste em medir a pressão intraocular em diferentes horários do dia com o objetivo de determinar os períodos do dia em que a pressão intraocular encontra-se mais alta e mais baixa. Em caso de pressão intraocular muito elevada, pode causar danos irreversíveis à saúde ocular.
É um procedimento que trata doenças que afetam os vasos sanguíeos da retina, é aplicado laser nas regiões afetadas da retina com o objetivo de fazer pequenas cauterizações após o uso do colírio anestésico. Pode tratar retinopatia diabética, degeneração macular e glaucoma para redução da pressão ocular, sendo esse último o procedimento conhecido como trabeculoplastia a laser.
É o exame que permite avaliar o ângulo da câmara posterior no olho. É um dos exames que irá deteminar se existe uma instalação do glaucoma e qual o seu tipo, além de auxiliar na investigação de tumores de íris, de trauma ocular ou suspeita de outras anormalidades.
É um dos procedimentos para o tratamento de glaucoma que consiste fazer um pequeno furo na íris.
Exame também conhecido como fundoscopia ou fundo de olho é realizado para analisar a região central e periférica da retina, nervo óptico, vítreo e os vasos sanguíneos. O mapeamento de retina auxilia no diagnóstico e acompanhamento de várias doenças oculares como: retinopatia diabética, glaucoma, inflamações, deslocamento de retina, tumores. É um exmae preventivo que deve fazer parte da avaliação oftalmológica.
A microscopia especular é o exame que verifica a quantidade, qualidade, tamanho e formato das células presentes no endotélio corneano. Realizado também como exame pré-operatório para as cirurgias de catarata, cirurgias refrativas e corneanas.
A paquimetia ocular é um exame oftalmológico que permite medir a espessura da córnea que é a estrutura transparente do olho. Esse exame é fundamental para avaliação e acompanhamento de algumas doenças oculares como glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, edema de córnea entre outras doenças que causam alterações na espessura corneana.
Também chamada de retinografia colorida, esse exame, após o uso de colírio para dilatação da pupila, faz o registro por fotos em alta resolução da retina, do nervo óptico e do fundo do olho é capaz de detectar doeças oculares permitindo o tratamento adequado.
A Terapia Antiangiogênica trata doenças como DMRI, retinopatia diabética e oclusões venosas da retina, inibindo o crescimento anormal de vasos sanguíneos na retina. Aplicada por injeções intravítreas, bloqueia proteínas como o VEGF, prevenindo vazamentos que causam danos à visão. O tratamento ajuda a estabilizar ou melhorar a visão, reduzindo o risco de perda visual grave.
Diferente das tomografias de outros orgãos do corpo, a tomografia de coerência optica não usa radiações e sim feixes de luz que obtém imagens do fundo do olho, permitindo avaliar as estruturas oculares e diagnosticar doenças da retina e entender a causa da baixa visão. Também ajuda no detalhamento do estudo da papila óptica e das camadas das fibras nervosas, com isso oferece grande benefícios aos pacientes com glaucoma. Trata-se de um exame indolor que necessita da dilatação pupilar para sua realização.
A Topografia de córnea é um exame que mapeia a superfície da córnea, avaliando sua curvatura e formato. Com imagens detalhadas, identifica irregularidades como astigmatismo e ceratocone. É essencial no planejamento de cirurgias refrativas, adaptação de lentes de contato e diagnóstico de doenças oculares.
É o exame que avalia as estruturas internas do globo ocular, atravé dele é possivel detectar doenças como deslocamento de retina, hemorragias, lesões inflmatórias, tumores entre outras doenças oculares.